Às vezes eu penso que toda grande descoberta começa de um jeito muito simples: alguém olhando para alguma coisa e se perguntando por quê? É uma pergunta pequena, mas foi ela que nos trouxe até aqui. Foi por causa dela que aprendemos a observar o céu, entender o corpo, descobrir os remédios, criar máquinas, atravessar distâncias e transformar aquilo que parecia impossível em parte da nossa rotina.
E eu acho bonito pensar nisso. Mas, ao mesmo tempo, existe uma coisa que me incomoda. Quanto mais a humanidade descobre, mais poder ela também acumula. E poder nunca fica simplesmente parado.
A ciência pode criar uma vacina e salvar milhares de pessoas. Pode criar uma tecnologia que aproxima quem está longe. Pode melhorar a vida de alguém que talvez nem tivesse esperança. Mas também pode criar armas, sistemas de vigilância, formas de controle e tecnologias que concentram ainda mais poder nas mãos de poucos.
Então comecei a pensar que talvez o problema não esteja na descoberta. Está em quem decide o que fazer com ela. É por isso que a frase
“A ciência se torna uma ferramenta neutra a serviço de quem está no comando” me provoca tanto.
Porque a ciência pode até ser neutra enquanto conhecimento. Mas, quando sai dos livros e dos laboratórios e entra no mundo, ela encontra interesses, dinheiro, governos, empresas, disputas e pessoas.
E aí já não existe tanta neutralidade assim.
Eu me pergunto: quem escolhe quais pesquisas serão financiadas? Quem decide quais tecnologias chegam até nós? Quem ganha quando uma nova descoberta aparece? E quem fica de fora? Talvez a gente tenha se acostumado demais a comemorar o progresso sem perguntar para onde ele está nos levando. Nós ficamos encantados com máquinas que fazem coisas incríveis, com descobertas que parecem pertencer ao futuro, com a velocidade com que tudo muda. Mas quase nunca paramos para perguntar: isso está tornando a vida de quem melhor? Essa pergunta, para mim, é mais importante do que simplesmente saber até onde a ciência consegue chegar. Porque chegar mais longe não significa, necessariamente, chegar a um lugar melhor.
A humanidade descobriu o fogo e aprendeu a cozinhar, se aquecer e sobreviver. Mas também descobriu que o fogo podia destruir. Descobriu a energia, mas também aprendeu a transformá-la em instrumento de guerra. Descobriu maneiras de conhecer o corpo e prolongar a vida, mas também descobriu maneiras cada vez mais sofisticadas de controlar pessoas.
Talvez esse seja o nosso maior paradoxo: somos capazes de criar coisas extraordinárias sem necessariamente sermos extraordinários nas escolhas que fazemos com elas.
E isso me faz pensar que talvez a ciência precise caminhar acompanhada de alguma coisa que não encontramos em um laboratório: consciência.
Porque descobrir é uma capacidade. Mas escolher é uma responsabilidade.
No fundo, penso eu não tenho medo da ciência.
Tenho medo de uma ciência sem perguntas.
De uma ciência que só pergunte “podemos fazer?” e nunca pergunte “devemos fazer?” Porque, quando o conhecimento se transforma em poder, alguém sempre estará segurando esse poder.
E é aí que tudo muda. Penso que a verdadeira questão não seja o quanto a humanidade ainda pode descobrir.
Talvez seja o que ela fará quando descobrir.
E, pensando nisso, eu chego a uma conclusão um pouco incômoda: a ciência pode nos dar ferramentas para transformar o mundo, mas são as nossas escolhas que revelam que tipo de mundo queremos construir.
Estás certríssima,Nanda na tua conclusão! As escolhas, as cabeças das pessoas podem usar as descobertas para o bem ou não...
ResponderExcluirLindo fds! beijos,chica
"a ciência pode nos dar ferramentas para transformar o mundo, mas são as nossas escolhas que revelam que tipo de mundo queremos construir." Só posso estar de acordo. Um poema que faz pensar.
ResponderExcluirTudo de bom.
Um beijo.
Olá Fernanda!
ResponderExcluirTudo bem?
Esses dias eu estava pensando: Nós estamos em 2026 e ainda tem países em guerra por territórios e por petróleo e influência política.
Isso é inconcebível nesse ponto da humanidade.
Brigas por ideologia e massacres em nome da fé.
E o pior, agora não é mais no fio da espada, mas com alta tecnologia de coisas inventadas e financiadas pelos donos do poder.
Seu texto tem muita lucidez. Realmente a gente não dabe o que fazer com nossas descobertas. Ainda mais porque quem manda no mundo não tem escrúpulos.
Um abração!
Amiga Fernanda, boa tarde de domingo!
ResponderExcluirQestionamento pertinente com a explicação conveniente no final.
O mundo está assim porque pouco se faz com o progresso já obtido e com o que aprendemos tanto e tanto...
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos fraternos
Seus questionamentos são de extrema relevância. E eu acrescento o que sempre questiono: por onde caminha a humanidade que traz vendas nos olhos e não percebe que está se destruindo com sua própria espada.?
ResponderExcluirBom final de domingo. Bjsss
https://pensandoemfamilia2.blogspot.com/
Oi, Fernanda! Bom dia! Acredito que a humanidade sempre terá uma tendência natural de explorar e entender tudo ao seu redor. Isso se deve, em grande parte, à nossa capacidade intelectual. Em teoria, deveríamos usar essa habilidade a nosso favor para fazer novas descobertas. No entanto, é fundamental manter um equilíbrio, pois, nos dias de hoje, estamos avançando rapidamente em direção à autodestruição. Grande parte disso está ligada ao progresso da ciência e da tecnologia. É o que penso! Um fraterno abraço!
ResponderExcluir